18,293 RIF recebe trabalhos sobre a cultura no contexto da pandemia de Covid-19

RIF recebe trabalhos sobre a cultura no contexto da pandemia de Covid-19

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) abre chamada para submissão de artigos sobre a cultura no contexto da pandemia de Covid-19. A organização do dossiê, que será publicado na edição do segundo semestre de 2021, está a cargo da professora Dra. Betania Maciel (Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA; Centro Latino Americano de Estudos em Cultura – CLAEC) e do professor Dr. Kevin Willian Kossar Furtado (Universidade Federal do Paraná). Os artigos podem ser enviados até o dia 06 de outubro, diretamente pelo sistema da Revista.

Dossiê “A cultura no contexto da pandemia de Covid-19”

Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo todo vivenciou impactos econômicos e socioculturais que atingiram as pessoas de diferentes maneiras. A crise sanitária tornou mais evidentes as desigualdades sociais, acirrou a crise econômica e política e impôs a experiência do distanciamento social. O setor da cultura foi um dos mais afetados, registrando fechamento de postos de trabalho, refluxos em toda cadeia produtiva e suspensão de atividades culturais.

É em meio a esse contexto que interessa refletir sobre os impactos, transformações e experiências em torno da cultura, de modo a evidenciar as contribuições da folkcomunicação para o conhecimento acerca da realidade atual. Com esse propósito, a Revista Internacional de Folkcomunicação lança um convite para a submissão de artigos e ensaios que tematizam a cultura em tempos de crise pandêmica.

A edição contempla eixos temáticos que podem ser organizados como reflexões conceituais, relatos de experiência e análises folkcomunicacionais que compreendem os seguintes aspectos: adaptações e transformações vivenciadas nas manifestações culturais; economia da cultura e políticas culturais; agentes e ações culturais no processo de apropriação tecnológica; economia criativa e as relações com a cultura local e regional; tradições populares e novas formas de celebração; bem como outras abordagens envolvendo estudos e investigações que relacionam a cultura e a (folk)comunicação na pandemia.

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 06 de outubro pelo sistema on-line da revista, no  endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista mantém periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais. A Revista está disponível em diversos indexadores nacionais e internacionais.

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .