3863 Brasil, Simposio internacional de TV Digital

SIMTVD

O 1° Simpósio Internacional de Televisão Digital será realizado no campus da UNESP de Bauru de 18 a 20 de novembro. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, FAAC, o evento pretende discutir a produção de conteúdos para plataformas digitais, em especial para a televisão digital, o potencial sócio-cultural e econômico das novas tecnologias, bem como sua aplicação na prática de Ensino a Distância (EaD).

Programação

A programação será composta por mesas, oficinas e workshop.

Dia 18, às 20h, Euzébio Tresse, consultor do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital – SBTVD – realizará a conferência de abertura com o tema «Panorama da Televisão Digital no Brasil: perspectivas e embates».
Dia 19, às 10h a mesa “Comunicação, Produção de Conteúdos e Políticas Públicas: desafios para Televisão Digital no Brasil” terá a participação de Mauro Garcia (diretor de Projetos Especiais da TV Cultura), Fernando Dias, (presidente da ABPI – TV), André Barbosa (assessor especial da casa civil) e James Görgen (membro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – MinC).

Às 14h, Fernando Spanhol (Diretor da ABED), Maria Teresa Quiroz (diretora da Faculdade de Comunicação de Lima), Márcio Pereira (gerente de tecnologia do Canal Futura) e Érico da Silveira (Diretor do canal TV ESCOLA do Ministério da Educação – MEC) participam da mesa “Tecnologias Educacionais para a Televisão Digital”. Às 20h30min, a mesa “Padrão do Sistema Digital Brasileiro: convergência, interatividade em multiplataformas” reúne Luis Valle (coordenador do curso de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade de Palermo, na Argentina), Guido Lemos (coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – LAVID – da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e participante do desenvolvimento do middleware Ginga), Liliana Nakonechnyj (integrante do Fórum Brasileiro de Televisão Digital, coordenadora do Grupo SET de Estudos de Canalização Digital e diretora de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da Rede Globo de Televisão) e Salustiano Fagundes (diretor da HIRIX Engenharia de Software e CEO da HXD Interactive Television).

Às 17h30min, no intervalo entre as mesas será realizada uma sessão de lançamento de livros. Às 18h, Daniel Uchôa membro das empresas Caelum e Overmedia Networks, especializadas em treinamento de profissionais para televisão digital realiza o workshop “Desenvolvimento de aplicações JAVA para o GINGA”. As atividades serão gratuitas a todos os participantes. As inscrições para o workshop serão abertas dia 10 de novembro pelo site do evento.

No dia 20, às 8h, será realizada a sessão de relatos de pesquisas e às 10h terão início três oficinas e uma mesa paralela. “GINGA” será ministrada por Luiz Fernando Gomes Soares, representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital e coordenador geral do Laboratório de Sistemas Multimídias «TeleMídia» da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). «Governo Eletrônico» será realizada pelo professor José Luís Bizelli, diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutor em Sociologia pela UNESP. «Modelagem de Conteúdos e Ambientes Televisivos de Aprendizagem para TV Digital» e será ministrada por Francisco Rolfsen Belda, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas por meio do site do SIMTVD.

“TV Digital da UNESP: entre a teoria e a práxis” é a mesa organizada por Antônio Carlos de Jesus, coordenador da Televisão UNESP com a participação de pessoas relacionadas ao setor audiovisual e à TV-U Willians Balan, Érika Dios, Fernando Gelonese e José Carlos Lúcio Correa.

Também no dia 20, às 14h, acontecem as mesas temáticas “Cidades Digitais” organizada por José Luis Bizelli com a participação do Leonardo Mendes, professor doutor da UNICAMP e “Produção Digital em Sistemas Fechados de Televisão: A experiência BM&FBovespa” com a participação de Alcides Ferreira, diretor de Comunicação da BM&FBovespa, Ricardo Resende, coordenador do Centro de Televisão BMF e Eduardo Bicudo, consultor de tecnologia do mesmo Centro.

Às 16h serão realizadas sessões de grupos de trabalho. Apenas os inscritos no evento poderão ter acesso às mesmas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 09 de novembro pelo site http://www.faac.unesp.br/simtvd , onde podem ser conferidas mais informações sobre participantes, programação e inscrições.

Pós-Graduação em Televisão Digital

O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP (PPGTVD), promotor do evento, iniciou as atividades em agosto de 2008. É um mestrado profissional, com ênfase em gestão de novos meios e inovação de produtos, preocupado em atender a demanda de um mercado profissional em desenvolvimento.

O corpo docente é formado por pesquisadores com trabalhos relevantes de pesquisa e desenvolvimento em televisão digital. Os profissionais são ligados às áreas de economia política e gestão da comunicação e informação, educação a distância e inovação tecnológica em hardware e software.

Evento: 1º Simpósio Internacional de Televisão Digital
E-mail: www.faac.unesp.br/simtvd
Data: 18, 19 e 20 de novembro de 2009

Local: Campus da UNESP – Bauru
Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01
Fonte: Juliano Maurício de Carvalho (organizador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital) e Maria Cristina Gobbi (organizadora e coordenadora da linha de Gestão e Informação do Programa)
Telefones: Pós-Graduação (14) 3103-6057
Lecotec (14) 3103-6168
Site: www.faac.unesp.br/simtvd

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.