3109 Brasil, Noite de premiação no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe

titulo

Porto Alegre, 9 de junho de 2009

Noite de premiação no Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe
CNBB y OCLACC premian comunicadores que contribuem para uma Cultura de Paz

Porto Alegre (MUTICOM/OCLACC) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Organização Católica Latinoamericana de Comunicação (OCLACC) vão premiar trabalhos e a obra de comunicadores brasileiros e latinoamericanos que promovem a cultura da paz, a defesa da vida e a participação cidadã e democrática. A solenidade de premiação será na noite de 14 de julho, durante o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, na PUCRS, em Porto Alegre.

PRÊMIOS CNBB

Uma distinção é feita anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os melhores trabalhos na área de comunicação no Brasil.

Prêmio Dom Hélder Câmara de jornalismo. Instituído pela CNBB em 2002 com o objetivo de destacar profissionais e trabalhos jornalísticos cujos objetivos coincidem com as propostas da Igreja no Brasil.

Prêmio Margarida de Prata para cinema. Criado em 1967, é considerado pela comunidade cinematográfica brasileira como um dos mais importantes do país e converteu-se em uma expressião de resistência e afirmação da liberdade artística durante o período dos governos militares.

Este ano, o júri concedeu o prêmio Margarida de Prata ao filme “Sal da Terra”. O longametragem é uma ficção inspirada na Pastoral Rodoviária feita pelos Padres Missionários Vicentinos de Curitiba (PR) que celabram missas nos postos de gasolina de todo o Brasil. A história narra as experiências do padre-caminhoneiro Miguel (Edson Rocha) em suas andanças pelas rodovias brasileiras. É o primeiro longa do cineasta paranaense, Eloi Pires Ferreira.

Prêmio Microfone de Prata para rádio. Em 1989, UNDA BRASIL (União de Radiodifusão Católica), com o apoio da CNBB, institui o Prêmio Microfone de Prata, como reconhecimento à criatividade dos profissionais das emissoras católicas comprometidas com os fundamentos da missão de comunicar.

Prêmio Clara de Assis para televisão. Instituído em 2005, pela CNBB, com o objetivo de reconhecer programas nacionais, produzidos e exibidos pela televisão brasileira cujo conteúdo promova valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos.

PRÊMIO COMUNICADOR DA PAZ

O Prêmio Comunicador da Paz, outorgado pela Organização Católica Latinoamericana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), é uma distinção instituída pela Assembléia Geral em janeiro de 2004 e contempla duas categorias: Prêmio de Trajetória e uma Homenagem Póstuma.

Candidatos ao Prêmio Comunicador da Paz:

Categoria Trajetória:

José Márquez de Melo (1943 – Brasil)
Roberto Durette (EEUU/Bolivia)
Laura Bolli (Argentina)
Crisanto Flores Caso (1969 – Perú)
Washington Uranga (Uruguay/Argentina)
Rita Fernandjes (Brasil)
Javier Darío Restrepo (Colombia)

Categoria Homenagem Póstuma:

Mons. Oscar Arnulfo Romero (El Salvador, 1917 – 1980)
Mons. Leonidas Proaño (Ecuador, 1910 – 1988)
Mons. Luciano Metzinger (Francia/Perú 1910 – 1992)
José Tavares de Barros (Brasil, 1936 – 2009)


Últimas do Mutirão


Mutirão de Comunicação cria espaço para debate no Facebook

Evento preparatório ao FSM será realizado durante o Mutirão de Comunicação

«O Sal da Terra» recebe o Prêmio Margarida de Prata, da CNBB

Debemos «Incorporar a los excluidos en los beneficios de la cultura digital», dice representante vaticano


Participe do Mutirão

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.