1974 Brasil, convocatoria ABRAPCORP 2009, 28-30 de abril de 2009

 
Chamada de Trabalhos

Inscrições abertas à partir de janeiro de 2009

A Abrapcorp, a Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM/ECA-USP convidam para o III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas- III Abrapcorp 2009.

O congresso ocorre entre 28 e 30 de abril de 2009, na ECA-USP, São Paulo, SP, e terá como tema central «Comunicação, Humanização e Organizações». As inscrições de trabalhos estarão abertas de janeiro a fevereiro de 2009.

Os trabalhos inscritos para a seleção nos GTs (Grupos Temáticos) da Abrapcorp deverão ser resultantes de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Serão aceitos, também, trabalhos oriundos de estudos de Iniciação Científica, Projetos e Pesquisas Experimentais, desde que conste a indicação do professor ou pesquisador responsável.

Há possibilidade de inscrição de pesquisas realizadas por especialistas, mestres ou doutores, em organizações públicas ou privadas, não vinculadas a instituições de ensino, desde que o estudo contemple aspectos teóricos e práticos referentes à área.

GRUPOS DE TRABALHO (GTs Abrapcorp)

Os temas abordados deverão ser derivados das seguintes áreas de concentração. O envio de trabalhos será efetuado exclusivamente por meio do sistema on-line de inscrições, a ser disponibilizado no site oficial do evento nos próximos meses.

 

GT ABRAPCORP 1 – História, Teoria e Pesquisa em Relações Públicas

Coordenação: 
Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP e UMESP) – maria.ferrari@metodista.br
 

Enfoca o estudo e a análise das Relações Públicas e sua função na sociedade. Aborda o comportamento dos públicos e o seu relacionamento com todos os tipos de organizações. Analisa a história e a trajetória das Relações Públicas, o status do ensino e as interfaces com áreas afins. Acolhe as pesquisas quantitativas e qualitativas que têm como objeto as Relações Públicas e a sua prática. Trata das políticas e diretrizes de comunicação aplicadas às Relações Públicas nos cenários internacional e nacional.

 

 

GT ABRAPCORP 2 – Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacional

Coordenação: 
Cleusa Andrade Scroferneker (PUC /RS) – scrofer@pucrs.br
 

Enfoca a análise, compreensão e crítica das perspectivas teóricas e metodológicas que tem contribuído para a fundamentação dos estudos de comunicação organizacional em âmbito nacional e internacional, bem como a complexidade dos processos comunicacionais nas relações intra e inter-organizacionais. Acolhe pesquisas que recorram a diferentes abordagens paradigmáticas e metodologias que discutam sobre as políticas, gestão e estratégias de comunicação nos espaços organizacionais. Abriga, igualmente, estudos que investiguem as interfaces entre comunicação e cultura organizacional e as práticas de comunicação organizacional relacionadas à comunicação interna, administrativa, institucional, mercadológica.

 

 

GT ABRAPCORP 3 – Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações

Coordenação: 
Elisabeth Saad Corrêa (ECA -USP) – bethsaad@usp.br
 

Enfoca os estudos e as práticas que tratam do uso das ferramentas, tecnologias e sistemas digitais de informação e comunicação aplicados aos diferentes processos de comunicação em ambientes organizacionais. Propõe-se a discutir temas transversais que correlacionam os principais conceitos da comunicação digital – como interatividade, hipermedialidade e multimedialidade, ações de mídia social, propaganda interativa – com os processos de comunicação vigentes nos ambientes das organizações. Acolhe trabalhos fruto de reflexão teórica, artigos, ensaios, estudos de caso, estudos comparativos e análises de tendências. São aceitas comunicações resultantes de pesquisa em andamento ou concluídas, baseadas em metodologias de pesquisa científica.

 

 

GT ABRAPCORP 4 – Estudos do Discurso, da Imagem e da Identidade organizacionais

Coordenação: 
Luiz Carlos Assis Iasbeck (UCB) – iasbeckk@uol.com.br
 

Enfoca os estudos que abordam e investigam a produção dos discursos institucionais, as relações semióticas entre as linguagens que interagem na sua formação, bem como as contribuições da retórica para as estratégias persuasivas que o perpassam. Como o processo da comunicação se completa na reação dos públicos aos quais o discurso se dirige, o GT também abriga os estudos da imagem e da reputação das organizações, além das relações identitárias que se estabelecem na relação operativa entre discurso e imagem.

 

 

GT ABRAPCORP 5 – Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social

Coordenação: 
Márcio Simeone Henriques (UFMG) – simeone@fafich.ufmg.br
 

Enfoca as discussões teóricas e reflexões sobre práticas de comunicação organizacional voltadas para o relacionamento com comunidades e para a responsabilidade social empresarial, bem como sobre a utilização da comunicação estratégica e das técnicas e processos de relações públicas por movimentos sociais, projetos de mobilização social e organizações do Terceiro Setor. Acolhe os trabalhos que investigam os principais elementos comunicacionais na execução de políticas de responsabilidade social, tendo as comunidades como públicos, os aspectos político-institucionais implicados nestas práticas organizacionais, assim como nos processos de gestão de organizações do Terceiro Setor e de projetos de mobilização social contemporâneos. São aceitas comunicações de pesquisas em andamento ou concluídas, com metodologia quantitativa e/ou qualitativa, bem como artigos e ensaios que promovam a discussão de questões de fundo relativas à temática.

 

 

GT ABRAPCORP 6 – Comunicação pública, governamental e política

Coordenação: 
Maria Helena Weber (UFRGS) – maria.weber@ufrgs.br
 

Enfoca a comunicação política, governamental e pública, a partir de análises sobre fatos, processos, estratégias, linguagens, períodos históricos e sistemas relevantes aos estudos da área. Aborda as relações entre meios de comunicação, governantes, partidos e políticos. Abriga pesquisas sobre a produção de mídias, informações, eventos e produtos destinados à promoção e à propaganda política e governamental de instituições públicas.

 

 

ESPAÇO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – Projetos e Pesquisas Experimentais em Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Coordenação: 
Celsi Brönstrupo Silvestrin (UFPR) – celsi@matrix.com.br
 

Acolhe os trabalhos resultantes de estudos de Iniciação Científica, de Projetos e Pesquisas Experimentais, focados nas áreas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Abriga a produção acadêmica desenvolvida por alunos de graduação com a indicação de um professor ou pesquisador responsável pela orientação do trabalho. A exposição é realizada por estudantes de Cursos de Graduação, de forma oral e na modalidade de pôster, sendo necessária a informação da titulação do docente orientador, assim como da disciplina ou projeto no qual o trabalho foi desenvolvido.

 

PADRÃO PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS INSCRITOS:

 

TÍTULO

O trabalho deve conter o título em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas), usando no máximo 200 toques, cerca de duas linhas (não usar sublinhado e usar itálico só para grafia de palavras estrangeiras); na primeira página, como primeira nota de pé de página, deverá ser indicado o GT ao qual o trabalho está sendo submetido.

 

DADOS DO (S) AUTOR (ES)

Indicar o nome do (a/s) autor (a/es) em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal). Inserir também o (s) nome (s) completo (s) da (s) intituição (ões) a que está (ao) vinculado (a/s) o (s) autor (es), como docente, pesquisador ou aluno, também em fonte (tipo) Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal).

 

RESUMO

Para o resumo do trabalho, utilizar Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Mínimo de 400 e máximo de 900 (novecentos) toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

 

PALAVRAS-CHAVE

As palavras-chave devem ser escritas em seqüência na mesma linha, podendo ter um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ; (ponto e vírgula). Usar fonte Times New Roman em corpo 12.

 

CORPO DO TRABALHO

O texto do corpo do trabalho deve ter exclusivamente como fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas (alinhadas à esquerda e à direita), com o máximo de 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações.

Para destaques, usar, apenas, o corpo itálico (grifo), excluindo-se totalmente o sublinhado e palavras em caixa alta (a não ser em siglas que não formem palavras, exemplo CNPq) e, nas referências bibliográficas, nos sobrenomes dos autores. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa.

As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.

Os trabalhos poderão incluir, dentro dos limites de 15 páginas e 2000 Kbytes, tabelas e ilustrações, no corpo do texto ou como apêndices, no próprio arquivo do trabalho (DOC). Recomenda-se que sejam usadas imagens em formato JPG, excluindo-se o uso de arquivos BMP. Recomenda-se, ainda, que o tamanho das imagens em bytes seja o menor possível, para evitar problemas de transmissão do trabalho via Internet.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Inserir aqui as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, em corpo 11 (onze), com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. Cada referência deve ocupar um parágrafo e devem estar separados por dois espaços simples.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO ESPAÇO PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Projetos e Pesquisas Experimentais em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

 

FORMAS DE APRESENTAÇÃO

  • Trabalhos de Conclusão de Curso: exposição oral das monografias selecionadas, tendo como apoio o documento escrito (monografia)
  • Projetos Experimentais: exposição oral dos trabalhos selecionados, tendo como apoio o documento escrito (relatório)
  • Trabalhos de Iniciação Científica: exposição oral dos projetos selecionados, tendo como apoio um pôster.
  • Cada trabalho selecionado será indicado para uma única apresentação durante o Congresso, conforme a programação que estará disponível no site da Abrapcorp. Todas as exposições serão programadas com horários estipulados para apresentação oral.
  • Os Trabalhos de Conclusão de Curso e os Projetos Experimentais estarão expostos, de forma impressa, durante o período do Congresso. Os Trabalhos de Iniciação Científica serão expostos, em forma de pôster, durante o período do Congresso. Para cada pôster estará reservado um espaço para sua fixação.
  • A apresentação do pôster somente poderá ser feita por, no máximo, dois autores, sendo proibida a exposição por terceiros ou pelo professor orientador.
  • Demais orientações sobre as apresentações, tais como datas, horários e outros procedimentos, serão disponibilizadas no site da Abrapcorp, dentro dos prazos previstos.

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

  • As inscrições de trabalhos no Espaço para Iniciação Científica serão realizadas pelo site da Abrapcorp.
  • Na ficha de inscrição devem constar o nome completo e o endereço de todos os autores do trabalho, assim como os nomes dos professores orientadores e sua titulação, além das disciplinas nas quais o trabalho foi desenvolvido.
  • Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos em atividades curriculares, por alunos matriculados em cursos de graduação em Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Radialismo e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e/ou Audiovisual.
  • Os alunos podem inscrever trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo anterior ao do Congresso.
  • Os trabalhos inscritos ficarão depositados na Instituição de Ensino Superior que está sediando o Congresso.
  • Os autores dos trabalhos e os professores orientadores receberão individualmente um certificado.
  • As categorias para os Projetos Experimentais inscritos no Espaço para Iniciação Científica são:
    1. Projeto Experimental para 1º setor trabalhos com foco em instituições públicas
    2. Projeto Experimental para 2º setor trabalhos com foco em instituições privadas
    3. Projeto Experimental para 3º setor trabalhos com foco em instituições não governamentais e similares.
    4. Projeto Experimental Livre/Especial trabalhos que não se enquadram na categorização acima.
  • Os trabalhos devem ser inscritos em documento impresso (3 cópias) e enviados em documento eletrônico, sendo o texto digitado em Times New Roman, corpo 12, entrelinhas 1,5.
  • Os Trabalhos de Conclusão de Curso devem ser inscritos na forma de documento científico, como uma monografia.
  • Os Projetos experimentais devem ser inscritos na forma de relatório, com todas as peças propostas.
  • Os Trabalhos de Iniciação Científica devem ser inscritos na forma de artigo científico, com no máximo 15 páginas.
  • As Instituições de Ensino Superior necessitam indicar os trabalhos que representarão seus Cursos de Comunicação no Congresso. Poderá haver a indicação de dois trabalhos em cada modalidade (totalizando 6 trabalhos), mediante envio de ofício, por e-mail, à coordenação do Espaço para Iniciação Científica.
  • O júri dos trabalhos inscritos será composto por, no mínimo, três professores convidados pela coordenação do Espaço para Iniciação Científica.
  •  

 

NORMAS DO PÔSTER PARA TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

  • Dimensão do pôster: Largura: 90 cm Altura: 90 cm até o máximo 120 cm.
  • O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelos menos dois metros. Utilizar recursos gráficos que despertem o interesse do público, com o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos. O pôster deve possuir características de um cartaz. As idéias centrais devem ser informadas com clareza.
  • Dados obrigatórios de identificação do pôster: Área do conhecimento; Título idêntico ao trabalho submetido; Nomes e instituições dos autores (inclusive professores orientadores com a sua titulação); Cidade/estado; Introdução com objetivos; Procedimentos metodológicos; Resultados e conclusões; Instituição de fomento (se houver).

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Conforme descrito acima, para o processo de seleção dos trabalhos inscritos será montado um Comitê de Avaliação formado por três professores, sendo um deles o próprio coordenador. Os dois outros professores serão convidados pelo coordenador de cada GT, e deverão ter titulação mínima de doutorado em Comunicação ou áreas afins, que dominem as questões de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.

O resultado da avaliação dos três professores, indicado na ficha de avaliação, precisa ser comparado para definir a seleção. Após o processo de seleção, o coordenador de cada GT deverá informar aos pesquisadores que efetuaram sua inscrição se o trabalho foi aceito ou não para a apresentação no congresso. Os pesquisadores com trabalhos aceitos deverão enviar um Termo de Compromisso de Apresentação e uma autorização para a reprodução do texto em diversos meios (site do evento, CD-Rom, livro).

O prazo para envio de trabalhos será de 5 de janeiro a 28 de fevereiro de 2009. Os trabalhos serão avaliados por um comitê científico de cada GT, por meio dos critérios descritos abaixo:

 

Critérios de avaliação
1. Delimitação e relevância do Tema
2. Objetivos claramente identificados
3. Métodos e Técnicas de Pesquisa explicitados
4. Solidez Teórica
5. Clareza Textual
6. Normas Técnicas ABNT
7. Resultados do estudo coerentes com os objetivos
8. Referências Bibliográficas adequadas ao Tema

CATEGORIAS E VALORES DAS INSCRIÇÕES

 

De 5 de janeiro a 28 de fevereiro de 2009
Categoria Associados Abrapcorp Não Associados – Abrapcorp
Professores / Pesquisadores 150,00 300,00
Alunos de Graduação * 80,00
Alunos de Pós-Graduação 100,00 200,00
Profissionais / Outros 250,00 400,00
*Alunos de Graduação não podem ser associados da Abrapcorp.

Caso você deseje se filiar à Abrapcorp, clique aqui.

Abrapcorp – Associação Brasileira de Pesquisadores de 
Comunicação Organizacional e de Relações Públicas
End. Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443,
bloco 22, sala 05 – Cidade Universitária
São Paulo, SP, Brasil – 05508-900
Tel./Fax: (11) 3091-2949
E-mail: congresso@abrapcorp.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.