UNIVERSIDADE POTIGUAR CELEBRA 40 ANOS,
OUTORGANDO O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA
AO PROFESSOR MARQUES DE MELO
O fundador da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Intedisciplinares da Comunicação – Prof. Dr. José Marques de Melo será homenageado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, às 20 horas, na cidade de Mossoró (RN).
O ato solene será conduzido pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, que presidirá a Assembléia Universitária comemorativa dos 40 anos de fundação da universidade, quando também serão entregues diplomas e comendas a personalidades locais.
Proposta pelo corpo docente da área de Comunicação, a concessão do título honorífico simboliza o reconhecimento público da contribuição que vem sendo dada pelo professor Marques de Melo para a consolidação do campo acadêmico da Comunicação, no país e no exterior.
Recém eleito presidente da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM -, o homenageado ocupa atualmente o cargo de Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, já tendo merecido distinções da mesma natureza na Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Católica de Santos e Universidade do Texas.
Autor de uma obra consagrada internacionalmente, o Professor Marques de Melo está lançando neste ano de 2008, três novos livros: Mídia e Cultura popular (Paulus), História Política das Ciências da Comunicação (Mauad) e A batalha da comunicação (Eduniso) e três coletâneas –O campo da comunicação no Brasil (Vozes), Cadeidoscópio chinês (Provocare) e Imprensa Brasileira: personagens que fizeram História, vol. III (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).
O Editor Pedro Crespo (Sevilha, Espanha) está anunciado para o final do ano a edição espanhola do seu recente livro Entre el saber y el poder: pensamiento comunicacional latinoamericano (México, Unesco). Por sua vez, a Editora Sage (Londres, Inglaterra) confirmou a circulação, no início de 2009, de uma edição monográfica da revista Journalism sobre Jornalismo Brasileiro, especialmente coordenada pelo professor Marques de Melo, em parceria com a professora Sonia Virginia Moreira.
