708 Brasil. Fórum de Ciência e Cultura, Escola de Comunicação da UFRJ, Mostra de filmes de Hou Hsiao-Hsien

Prezad@s Colegas e Amig@s

            O Fórum de Ciência e Cultura ( www.forum.ufrj.br) e a Escola de Comunicação da UFRJ  gostariam de convidá-l@s para a Mostra de filmes de Hou Hsiao-Hsien.  A mostra acontecerá no Salão Moniz de Aragão Fórum de Ciência e Cultura da UFRj, de 31 de março a 4 de abril, sempre às 18:30. Mais detalhes sobre a programação podem ser encontrados no link: http://www.forum.ufrj.br/news/310308.html.

            Lembramos que na quinta-feira, no dia 3 de abril, haverá debate com o montador e  professor André Keiji que realiza pesquisa sobre cinema asiático, realizando no momento sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense sobre o cinema japonês contemporâneo e o jornalista, fundador da revista eletrônica Contracampo, pesquisador de cinema do Tempo Glauber, professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e crítico de cinema para o jornal O Globo Ruy Gardnier que vem escrevendo e acompanhando com especial interesse a produção do cinema chinês contemporâneo.

            Para os que acham que o cinema de Taiwan se restringe a Ang Lee e a Tsai Ming Liang, esta é uma boa oportunidade de conhecer um dos cineasta mais importantes da New Wave de Taiwan, iniciada no início da década de 80 do século passado. Se seu colega de geração, Edward Yang, falecido no ano passado, teve, ao menos, seu último filme (As Coisas Simples da Vida, 2000) lançado entre nós; nem esta sorte teve Hou Hsiao-Hsien. Apesar de diversos prêmios internacionais, entre eles o Leão de Ouro do Festival de Veneza, e celebrado por diversos críticos como um dos grandes cineastas de nossa época, Hou Hsiao-Hsien tem se mantido restrito no Brasil ao circuito de festivais de cinema, sem encontrar distribuição comercial.

 Com já uma longa carreira, com mais de 10 longa-metragens, nossa mostra mostrará seus retratos líricos e nostálgicos da juventude em pequenas cidades de Taiwan em “A Time to Live and a Time To Die” (1985) e “A Dust in The Wind” (1986) até a juventude marcada pela música eletrônica na Taipei do século XXI em “Millenium Mambo” (2001), passando pela bela homenagem a outro grande poeta do cotidiano e da intimidade, Yasujiro Ozu em “Café Lumière” (2003) e até fécharmos a mostra com “Three Time” (2005), único filme a ser exibido com legendas em espanhol (os outros terão legendas em inglês), que através de suas três estórias de amor em tempos e estilos diferentes realiza também um síntese dos caminhos do cineasta até agora..
  
          Esperamos contar com sua presença e divulgação para eventuais interessados.
 
Beatriz Resende,
Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
 
Ivana Bentes,
Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ
 
Denilson Lopes,
Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
 
Dear Colleagues and Friends.
 This is just to let you know about a short retrospective about Hou Hsiao-Hsien that we’re organizing. He’s still vey unknown among us outside film festival circuit.
                        Best, Denilson Lopes

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.