601 Brasil, Fórum Na Tela-Cineclube da Praia Vermelha de 2008

Prezad@s Colegas e Amig@s,
O Fórum de Ciência e Cultura ( www.forum.ufrj.br) e a Escola de Comunicação da UFRJ têm a satisfação de anunciar o início do projeto Fórum Na Tela-Cineclube da Praia Vermelha de 2008. Durante todo o ano, haverá mostras de obras de cineastas contemporâneos ainda pouco conhecidos no Brasil bem como pré-estréias de filmes, sempre acompanhados de debates.

Abaixo encaminhamos nosso primeiro programa que também faz parte da semana de recepção aos calouros de Comunicação, ECOMeço.

Esperamos contar com sua presença e divulgação para eventuais interessados,

Beatriz Resende,
Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Ivana Bentes,
Diretora da Escola de Comunicação da UFRJ

Denilson Lopes,
Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ

Fórum na Tela – Cineclube da Praia Vermelha
Mostra Béla Tarr
O cinema húngaro comemora cem anos, e para marcar a data, exibiremos filmes de Béla Tarr, um dos mais importantes diretores do cinema contemporâneo, embora bem menos conhecido que Miklós Jancsó, Marta Meszaros e István Szabó.

Béla Tarr nasceu em 1955 e seu filme (Family Nest), foi rodado quando o cineasta tinha 22 anos e ainda não havia começado a cursar a escola de cinema.
Esta característica de não-comprometimento com uma formação profissional marcou, especialmente, o início de sua carreira, em que o estilo do “falso documentário” permeou suas realizações, com o uso de roteiros improvisados e atores amadores, presente ainda em The Outsider (1980) e Prefab People (1981).
Contudo, é com Almanac of Fall (1984) que Béla Tarr inicia sua obra madura e começa a ter reconhecimento internacional. Com Damnation (1988), realizou sua primeira colaboração com o escritor László Krasznahorkai, seguida pelo épico Satan’s Tango (1994), filme que causa sensação em vários festivais. Sobre ele, Susan Sontag afirmou: “Devastador, fascinante, em cada minuto de suas sete horas. Ficaria feliz de vê-lo todo ano pelo resto de minha vida.”

Seu trabalho se firmou pelo uso de longos planos que traduzem poeticamente as transformações drásticas no Leste europeu com a crise do Socialismo Real. Em 2007, seu último trabalho, The Man From London, foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes.

Filmes exibidos em DVD, falados em húngaro, com legendas em inglês. Apresentação do professor Denilson Lopes. Entrada franca.

Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Avenida Pasteur, 250 – 2º andar
Salão Moniz de Aragão
Palácio Universitário da Praia Vermelha
Rio de Janeiro – RJ – Tel: 2295 1595
www.forum.ufrj.br

De 3 a 7 de março (de segunda a sexta-feira), das 18h30 às 22h:

dia 3
Almanac of Fall
(Hungria, 1984, 120 min). O filme relata a tentativa desesperada de relacionamento entre os ocupantes de um grande apartamento. Eles lutam contra problemas financeiros, revelam medos e solidão e imploram por amor, ao mesmo tempo em que se apóiam uns aos outros e se odeiam por isso.

dia 4
Damnation
(Hungria, 1988, 116 min). Karrer leva a vida em desespero. Não haveria esperança em sua existência solitária e vazia, não fosse pelo Titanik Bar e sua bela cantora. Ela, porém, é casada. E Karrer fará de tudo para manter longe o marido da amada.
Após a exibição, debate com a participação de:
Consuelo Lins – Documentarista e Professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Escreve regularmente artigos sobre a criação audiovisual contemporânea e publicou, em 2004, O documentário de Eduardo Coutinho: televisão,cinema e vídeo, já na segunda edição.
Maurício Lissovsky – Historiador, roteirista e Professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Autor de diversos artigos sobre cinema, fotografia e história.

dia 5
Satan’s Tango (Hungria, 1994). Parte 1 – 251 min. Nos anos 80, habitantes de uma pequena vila na Hungria planejam partir após receber larga quantia em dinheiro. O suposto retorno do morto Irimias, porém, traz apreensão a todos, que suspeitam do uso do dinheiro.

dia 6
Satan’s Tango (Hungria, 1994). Parte 2 – 165 min

dia 7
Werckmeister Melodies (Hungria, 2000, 145 min). A ação se passa em pequena cidade no interior da Hungria. Apesar do frio, uma carcaça de baleia surge no meio da praça principal e reúne uma multidão de curiosos, vindos de todos os lugares do país. Isso causa distúrbio na ordem local, incerteza, ambição e abuso de poder.

Deja un comentario

Este sitio utiliza Akismet para reducir el spam. Conoce cómo se procesan los datos de tus comentarios.