CONGRESSO MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO IBERO-AMERICANA
Desde el 3 al 6 de agosto de 2011
BRASIL
O Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação – SOCICOM – aprovou, no final de 2009, a formação de uma comissão responsável pela organização estratégica do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, a ser realizado em São Paulo no período de 3 a 6 de agosto de 2011.
Integram a comissão os presidentes ou representantes das principais entidades acadêmicas do campo comunicacional no Brasil: Antonio Hohlfeldt (INTERCOM), Claudia Lago (SBPJOR), Eugênio Trivinho (ABCiber), (Itania Gomes (COMPÓS), Margarida Kunsch (ABRAPCORP) e Maria Dora Mourão (SOCINE).
A realização desse evento constituiu iniciativa da assembleia de fundação da SOCICOM (Natal, 2008), devidamente acolhida pelos dirigentes da Confederação Ibero-Americana de Comunicação – CONFIBERCOM -, reunidos na Ilha da Madeira, em Portugal (abril, 2009). Trata-se de mega-evento destinado a fortalecer a integração das culturas ibero-americanas e ao mesmo tempo projetá-las no panorama internacional.
A apresentação da proposta brasileira à comunidade internacional vem sendo liderada pela Diretora de Relações Internacionais da SOCICOM, Margarida Kunsch, que estará presidindo a comissão instituída pelo Conselho Deliberativo, cuja disposição é a de acolher propostas e sugestões das associações filiadas.
O tema sugerido pela diretoria da SOCICOM para o congresso de 2011 tem o seguinte foco temático: comunicação e diversidade cultural num mundo polarizado entre a hegemonia anglo-americana e a contra-hegemonia islâmico-eslava-sino-latino-bolivariana.
A comissão organizadora vai se reunir proximamente na ECA-USP, em São Paulo, anunciando passo a passo suas deliberações.
Más información: mkkunsch@uol.com.br, http://www.intercom.org.br/boletim/a06n152/acontece01.shtml
